Cuidar

7 livros sobre inclusão e crianças com deficiência

Aprenda a mostrar aos seus filhos o valor da diversidade humana e incentivar que convivam com crianças de todos os perfis

PUBLICADO POR

BB Seguros

segunda-feira novembro 1, 2021

COMPARTILHE

Tempo estimado de leitura: aproximadamente 5 minutos

Assuntos abordados:

  • Contação de história
  • Dicas de livro
  • Inclusão social
  • Crianças com deficiência
  • Desenvolvimento infantil

Atualmente no Brasil vivem 3,5 milhões de crianças com algum tipo de deficiência, de acordo com dados do IBGE. De modo geral, essas crianças tendem a ser rotuladas e vistas pelos seus impedimentos. Para mudar essa visão, os pais devem mostrar aos filhos o valor da diversidade humana e incentivar que convivam com crianças diversas. Indicamos 7 livros que reforçam a importância de exercer a empatia, o respeito, o amor, o carinho e a cidadania.

 

Confira a seguir:

O menino que via com as mãos – Alexandre Azevedo

A história de Juquinha, que tem deficiência visual, é contada em verso e prosa. Ele explica como é curioso conhecer pessoas, coisas, bichos que seus olhos não podem ver. A obra possui escritas em tinta e braile.

Clique aqui para mais informações.

 

Rodas, pra que te quero! – Ângela Carneiro e Marcela Cálamo

 

A obra traz o relato da vida de Tchela, uma das autoras. Era uma menina que adorava correr e andar de bicicleta e que, de repente, descobre que não vai mais poder usar suas pernas. A personagem não se deixa levar pelo pessimismo e vive sua vida com as suas novas pernas, que são as rodas de sua cadeira.

Clique aqui para mais informações.

 

 

 

Pássaro Amarelo – Olga de Dios

Conta a história de um pássaro que não consegue voar com as próprias asas, mas que, mesmo assim, é capaz de criar invenções que melhoram a vida das pessoas. Com a ajuda de Téo, o macaco carteiro, os dois criam um dispositivo que lhe permite realizar seu sonho de voar, mesmo com asas pequenas.

Clique aqui para mais informações.
 

Tudo bem ser diferente – Todd Parr
A narrativa trabalha com as diferenças de maneira divertida e simples, alcançado o universo infantil e abordando assuntos que muitas vezes deixam os adultos de cabelos em pé, como adoção, separação de pais, deficiência física e preconceito racial.

 

Clique aqui para mais informações.

 

 

 

A vida com Logan – Flávio Soares
O autor, pai de Logan, mostra como é a vida de um menino com Síndrome de Down. Seu filho adora brincar, correr, desenhar e ouvir histórias, como toda criança. Neste livro você acompanha o cotidiano dele na escola: sua chegada, a amizade com os colegas e a professora, a participação nas atividades e a superação dos desafios.

Clique aqui para mais informações.

 

 

Daniel no Mundo do Silêncio – Walcyr Carrasco

Walcyr Carrasco conta a história de Daniel que, aos 7 anos, perde a audição e aprende a se comunicar com as mãos. Ao frequentar uma escola especializada em educação para surdos, ele aprende a Língua Brasileira de Sinais e, depois de algum tempo, volta a frequentar uma escola comum, supera o bullying e encontra a solidariedade.

 

Clique aqui para mais informações.
 

 

Serei sereia? – Kely de Castro
Inaê nasceu com um grande desafio a vencer: o fato de não poder andar. Nessa narrativa, a autora passa por momentos de tristeza, alegria, conflito e tranquilidade. A bordo de sua cadeira de rodas, enfrenta obstáculos e, aos poucos, com o apoio de sua mãe, descobre que pode construir sua própria história.

Clique aqui para mais informações.

 

Viva o presente com intensidade e tenha um futuro de realizações ao lado do seu filho. Quer saber como? Saiba mais sobre o Seguro de Vida da BB Seguros aqui.

Conteúdos relacionados:

Conheça 4 livros para você e seu filho desvendarem o universo financeiro

 

1º Encontro Literário BB Seguros Primeiros Passos
Conheça os benefícios de ler para crianças

Esse conteúdo exclusivo foi produzido a partir de parceria do blog Primeiros Passos com o Espichei, rede materna paterna criada em Brasília e que reúne milhares de famílias em prol de uma maternidade mais consciente, colaborativa e sustentável. Acompanhe esta iniciativa conjunta também nas redes sociais pela hashtag #espicheiprimeirospassos

 

Gosta deste tipo de conteúdo? Então, assine a newsletter e não perca nenhum texto!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Voltar
ao Topo