Estilo e praticidade nos quartos compartilhados entre irmãos
Mesa de estudos, cadeiras e luminárias são opções de móveis e objetos de uso comum que trazem toques de personalidade, conforto e diversão ao espaço
Tempo estimado de leitura: aproximadamente 5 minutos
Assuntos abordados:
– Decoração
– Quarto de irmãos
– Móveis e iluminação
– Fatores comportamentais
À medida que o tempo passa e que a família vai crescendo com a chegada dos irmãos, os pais certamente passarão por momentos de dúvidas, indecisões e conflitos. E o compartilhamento de quartos pode ser um deles. Para superar essa situação do ponto de vista de estilo, o primeiro passo é encontrar uma decoração que agrade individualmente cada filho.
Geralmente, filhos do mesmo sexo e com idades próximas tendem a gostar das mesmas coisas, facilitando muito a divisão e a decoração do quarto. Mas quando os filhos são de sexos e idade diferentes, os desafios são outros. Para a arquiteta e urbanista, Luiza Drummond do Amaral Melo, a decoração do quarto compartilhado entre irmãos deve considerar a personalidade de cada criança e, a partir do espaço disponível, trazer essa identidade para o quarto com criatividade e principalmente praticidade.
Foi o caso da jornalista Camila Albuquerque, 35 anos, que quando descobriu a terceira gestação, agora de um menino, precisou colocar as duas filhas, uma de 4 anos e uma de 10 meses, no mesmo quarto. “Apesar da diferença de idade e das preferências, optamos pela praticidade e aproveitamento do espaço, com marcenaria planejada e móveis versáteis que atendem as duas”, explica Camila. O jogo de tons rosa, cinza e branco predomina no quarto, com uma cama treliche com design moderno para receber amigas e primas, enquanto a varanda foi transformada em uma brinquedoteca.
Confira, abaixo, as dicas da especialista e mentora do @ludrummondarq, que há cinco anos trabalha com esse público:
Qual deve ser o ponto de partida dos pais?
LD: Há várias formas de fazer a divisão do quarto dos filhos, sendo que a mais comum é utilizar um móvel que fique entre as camas. Esse móvel pode ser uma mesa de cabeceira, uma estante ou uma mesa de estudos. Apesar de dividir fisicamente o espaço do quarto, esse móvel pode ser compartilhado entre os irmãos no dia a dia. Outra forma de fazer essa divisão é utilizando cores diferentes para cada filho na decoração, adornos, papel de parede, objetos decorativos, roupa de cama ou pintura das paredes. Essa divisão visual cria um efeito moderno e super divertido na decoração do quarto. E para os pais que buscam uma decoração mais harmônica, a dica é escolher cores e texturas que agradem ambos os filhos e diferenciar o espaço de cada um com o nome ou as iniciais em cima ou ao lado da cama de cada um.
Em quais objetos investir que podem ser “compartilhados”?
LD: Vale a pena investir em móveis que ambos possam aproveitar. Nesse sentido, mesa de estudos, cadeiras e luminárias são ótimas opções.
Como ganhar/aproveitar o espaço?
LD: Quando é necessário aproveitar ao máximo o espaço disponível de um quarto, o melhor investimento a ser feito é em uma marcenaria planejada. Com ela é possível criar espaços criativos e que reflitam as necessidades individuais de cada criança. Se não for possível, outra solução que eu gosto muito de usar são as bicamas e as beliches. Esses modelos quando combinados, além de acomodarem mais de duas crianças no mesmo quarto, permitem que elas aproveitem o espaço livre no chão para as brincadeiras. Além disso, esses modelos de cama tornam o quarto mais divertido e lúdico, já que hoje encontramos no mercado diversos modelos de cama com escorregador, mesa de estudos, nichos, cordas e escadinha, e as crianças adoram.
Caixas, nichos e prateleiras superiores são opções para guardar os brinquedos?
LD: Para organizar um quarto infantil o ideal é guardar os brinquedos na altura das crianças. Caixas, gavetas e prateleiras devem estar em uma altura acessível a elas para estimular a independência, a organização e, principalmente, trazer maior segurança na hora das brincadeiras.
5 dicas para decorar o quarto de irmãos e otimizar o espaço, garantindo conforto e diversão:
– Pintar meia parede, o teto ou fazer uma pintura geométrica são opções ótimas para trazer personalidade para o quarto;
– Usar adesivos para quem não quer investir em um papel de parede. Hoje encontra-se no mercado adesivos de parede em vários formatos, desenhos e cores. Ficam lindos e já transformam as paredes do quarto;
– Invista em roupas de cama coloridas e que misturam texturas. Além de ser uma tendência, é uma opção para os pais que não querem investir em grandes modificações na estrutura do quarto ou têm medo de enjoar da decoração. Cansou da estampa ou da cor? Troque a roupa de cama por uma mais neutra;
– Um elemento lúdico, bonito e prático são os tapetes Playmats. São emborrachados, antiderrapantes e hipoalergênicos, ideais para quartos de crianças. Além disso, possuem estampas e formatos diferentes, o que torna a decoração do quarto ainda mais criativa;
– Para trazer mais aconchego ao quarto dos irmãos, os pais podem investir em uma iluminação combinada entre plafons, luminárias de mesa e/ou arandelas. Se tiverem um design moderno, elas dão um toque todo especial à decoração.
A BB Seguros quer te ajudar também nesse momento. Sabe como? Por meio de assistência gratuita de decoração online do pacote Seguro Residencial. Clique aqui para saber mais.
Conteúdos relacionados:
Esse conteúdo exclusivo foi produzido a partir de parceria do blog Primeiros Passos com o Espichei, rede materna paterna criada em Brasília e que reúne milhares de famílias em prol de uma maternidade mais consciente, colaborativa e sustentável. Acompanhe esta iniciativa conjunta também nas redes sociais pela hashtag #espicheiprimeirospassos
Gosta deste tipo de conteúdo? Então, assine a newsletter e não perca nenhum texto!
Voltarao Topo