Cuidar

O que você ainda não sabe sobre cadeirinha, bebê conforto e assento de elevação

Aprenda a checar a data de validade, o modo de usar e descartar, além de relembrar a legislação vigente

PUBLICADO POR

BB Seguros

sexta-feira abril 22, 2022

COMPARTILHE

Tempo estimado de leitura: aproximadamente 5 minutos

 

 

Assuntos abordados:
– Cadeirinha de bebê
– Bebê conforto
– Assento de elevação
– Uso correto
– Data de validade
– O que a lei exige sobre o uso
– Fatores comportamentais

 

Que a cadeirinha para o carro, o bebê conforto e o assento de elevação são essenciais para transportar as crianças todos já sabem. O que quase ninguém sabe é a procedência desses produtos, a data de validade e o que fazer em caso de acidentes automobilísticos. O Blog BB Seguros Primeiros Passos apurou o assunto e trouxe dicas da pediatra Mariele Rios, que gerencia o perfil @umamaepediatra. Confira abaixo:

 

 

Validade: a data geralmente está impressa na base dos produtos. Geralmente são de  6 a 10 anos. Depois desse período, mesmo que estejam em boas condições, não é mais recomendável utilizá-los. Outra dica é ficar atento à data de fabricação ao comprar, principalmente, nas lojas físicas, pois algumas cadeirinhas são recomendadas para acompanhar a criança por até 10 anos. Mas e se a cadeirinha já estiver à venda na loja há 3 anos? Ela irá vencer antes que seu filho chegue lá…

 

Cadeirinhas semi-novas ou usadas: Dependendo da cadeirinha, do tempo de uso, há grandes chances da data de validade estar ultrapassada. Além disso, é difícil determinar a integridade delas a olho nu. Por exemplo: você sabia que quando acontece um acidente com a cadeirinha dentro do carro, a mesma deve ser substituída? “Isso porque não há como garantir que todos os itens de segurança estejam completamente funcionantes após a batida, mesmo que a cadeira pareça perfeita por fora”, aconselha a pediatra.

 

Descarte: Reaproveitar ou doar objetos é um ato importante e cada vez mais comum, mas não pode comprometer a segurança das crianças. Por isso, fiquem atentos e só comprem, vendam ou doem cadeirinhas dentro da validade.

 

 

Ainda sobre esse assunto, relembre o que a lei prevê:

Bebê conforto: indicado para crianças de até um ano de idade e até 13 kg;

 

Cadeirinha: utilizada para crianças de 1 a 4 anos de idade, que tenham entre 9 e 18 kg;

Assento de elevação: indicado para crianças de 4 a 7 anos e meio de idade que não tenham atingido 1,45 m de altura, com peso entre 15 e 36 kg;

Banco traseiro com cinto de segurança: crianças com mais de sete anos e meio de idade até 10 anos que ainda não tenham atingido 1,45 m de altura.

Banco da frente: a partir dos 10 anos de idade

 

 

 

 

Segurança é a palavra-chave da BB Seguros. Você e sua família se sentem seguros em meio a tantas recomendações? Responda um teste rápido para calcular o seu nível de proteção e conferir dicas e soluções para proteger sua família, suas conquistas e  seus projetos. Nós podemos ajudar com todo o cuidado e carinho que merecem!

Conteúdos relacionados:

Viaje com segurança nas férias
6 dicas para uma viagem tranquila e interativa com crianças
Estilo e praticidade nos quartos compartilhados entre irmãos

 

 

Esse conteúdo exclusivo foi produzido a partir de parceria do blog Primeiros Passos com o Espichei, rede materna paterna criada em Brasília e que reúne milhares de famílias em prol de uma maternidade mais consciente, colaborativa e sustentável. Acompanhe esta iniciativa conjunta também nas redes sociais pela hashtag #espicheiprimeirospassos

 

Gosta deste tipo de conteúdo? Então, assine a newsletter e não perca nenhum texto!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Voltar
ao Topo