Cuidar

Vacinação: das tentantes aos recém-nascidos

Conheça as vacinas indicadas em cada fase e a importância de mantê-las em dia

PUBLICADO POR

BB Seguros

quinta-feira maio 27, 2021

COMPARTILHE

Tempo de leitura: aproximadamente 8 minutos

 

Assuntos abordados

  • Calendário vacinal
  • Planejamento gestacional
  • Vacinação em tentantes, gestantes e mães
  • Vacinação em bebês
  • Vacina contra a Covid-19

 

O amor que protege a vida toda: vacinação para tentantes, gestantes, mães e bebês foi o tema da última live realizada pelo BB Seguros Primeiros Passos em parceria com a Maternidade Brasília e o Espichei, rede materna paterna que reúne mais de cinco mil famílias de todo o país. A mediadora Gisele Padovan, sócio-fundadora e CEO do Espichei, conversou sobre a importância do cronograma vacinal com a Dra. Maria Isabel, infectopediatra da DASA.

 

 

De acordo com a especialista, um dos primeiros passos para as tentantes a caminho da gestação deve ser atualizar o calendário da mulher em idade fértil. “Durante o planejamento, é importante checar se está em dia com vacinas de vírus vivo atenuados, que são aquelas que não podem ser tomadas quando gestante”, pontua a médica. A partir de então, a futura mãe recebe a vacina, produz os anticorpos, se protege e passa os anticorpos pro bebê.

 

 

Saiba quais são as vacinas indicadas em cada fase da mulher:

 

Antes de engravidar

Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) – duas doses com intervalo mínimo de um mês.

 

Varicela – duas doses com intervalo de um a dois meses. É indicada para quem ainda não contraiu catapora.

 

 

Pré-natal

 

 

 

 

dTpa – protege contra o tétano, coqueluche (doença grave que pode levar o RN à internação) e a difteria. Deve ser aplicada a partir da 20ª semana de gestação.

 

Hepatite B – caso não seja vacinada, deve-se tomar três doses.

Influenza A (gripe) – recomendada nos meses da sazonalidade do vírus, mesmo no primeiro trimestre de gestação. A gestante é considerada grupo de risco para as complicações da infecção pelo vírus.

Bebês prematuros – bebês prematuros têm condições de saúde especiais, devido ao sistema imunológico imaturo, estando mais vulneráveis a infecções respiratórias. Portanto, a principal vacina parabebês que nascem antes das 37 semanas, dentre várias que são obrigatórias, é a vacina pneumocócica conjugada.  Há também o anticorpo Palivizumabe, a medicação complementar para proteger crianças de bronquiolite.

Proteção em família – além da mãe, que foi vacinada contra a coqueluche durante o pré-natal, os médicos aconselham, ainda, que seja adotado o “sistema casulo” para proteger a família. Por meio da dTpa, avós, tias, madrinhas e pessoas que trabalham na casa do bebê, estarão impedidos de passar a bactéria para o bebê.

Atrasei meu calendário, e agora?

Muitas mães, por precaução ao coronavírus, postergaram a aplicação de vacina em seus filhos. Nesses casos, o ideal é realizar, junto ao obstetra ou ao pediatra, um cronograma para atualizar as doses. Para minimizar as reações no local da aplicação (como inchaço e vermelhidão), é  recomendado o limite de aplicação de duas doses de vacina intramuscular (na coxa) por dia e uma dose subcutânea (parte de trás do braço).

O Programa Nacional de Vacinação, do Governo Federal, oferece 19 tipos de vacinas. Confira aqui a relação das Unidades Básicas de Saúde do Brasil para a vacinação gratuita ou procure um laboratório particular para agendar o serviço de vacinação em domicílio.

Esse conteúdo exclusivo foi produzido a partir de parceria do blog Primeiros Passos com o Espichei, rede materna paterna criada em Brasília e que reúne milhares de famílias em prol de uma maternidade mais consciente, colaborativa e sustentável. Acompanhe esta iniciativa conjunta também nas redes sociais pela hashtag #espicheiprimeirospassos.

 
Acompanhe aqui a live na íntegra

Acesse, aqui, o Calendário de Vacinação da Gestante 2020/2021
Acesse, aqui, a Caderneta da Gestante do Ministério da Saúde
Acesse, aqui, o Calendário de Vacinação do Prematuro 2020/2021
Acesse, aqui, o Calendário de Vacinação da Criança 2020/2021
Acesse, aqui, o Calendário de Vacinação do Adolescente 2020/2021
Acesse, aqui, o Calendário de Vacinação do Adulto 2020/2021

Gosta deste tipo de conteúdo? Então, assine a newsletter e não perca nenhum texto

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Voltar
ao Topo